free hit
counters
A história de um Elise (com conversão em curso) - Topics - The Lotus Forums Jump to content

A história de um Elise (com conversão em curso)

Recommended Posts

Agora, que já temos um novo espaço de partilha de informação, entre várias coisas, torna-se muito mais fácil partilharmos aquilo que vamos fazendo nos nossos Lotus. E é isso mesmo que vou fazer neste tópico, onde irei colocar tudo aquilo que irei fazer no Elise, sendo que conto sempre com a vossa ajuda e dicas para o poder melhorar. :)

Elise esse que já era um sonho antigo, e que se tornou realidade há muito pouco tempo. O Elise, como muitos saberão, foi comprado no UK, e como tal tem um defeito enorme….a localização do volante!!! Mesmo após alguns meses a conduzi-lo regularmente, ainda não me consegui habituar a conduzir do “lado errado”, e como tal é urgente fazer a conversão para o volante à esquerda. :D

A operação de conversão, não é nada de outro mundo, sendo que, após lermos muito sobre o assunto, e estudarmos bem o que iremos fazer, o trabalho será extremamente estimulante. Actualmente já comecei a fazer a minha conversão (yuuupiiiiiiii :D :D :D), e a sensação que tenho é que estou a brincar com Meccano ou Lego… Estou a adorar a experiência!!! :D Sermos nós próprios a trabalhar no Elise vai-nos dar muito conhecimento em perceber como estes automóveis funcionam, para além que, ser o próprio dono a trabalhar no seu Lotus, vai ao encontro do que é um verdadeiro Lotus Owner!! :)

A conversão em si, exige tempo, paciência, e muito espaço disponível, pois muita coisa será desmontada e tudo tem de ficar bem arrumado para que nada se danifique no decorrer do processo. Felizmente tenho esses três factores, sendo que o que me falta um pouco é mesmo o tempo… mas não há nada como chegar do trabalho e andar de volta do nosso Lotus para descomprimir. :) Como o tempo não é muito, esta será uma conversão demorada, aliás, muito demorada, pois não irei ficar somente pela conversão, mas também por alguns outros trabalhos em que vou aproveitar e meter já a “mão na massa”.

Devo salientar que este e outros tópicos que venham sobre a conversão, não são um manual, mas sim registos online que ajudarão a fazer a conversão. Assim sendo, e porque existem várias formas de se fazer a conversão (em termos de etapas/frentes de batalha), a que eu escolhi não representa como sendo a mais correcta. No entanto espero que ajude alguns futuros Elises Owners que comprem Elises RHD. :)

Bom, deixemo-nos de rodeios e vamos lá começar com algumas fotos, fotos essas onde não está ainda englobado o início da conversão, mais lá para o fim de semana coloco on-line a primeira fase. ;) Para já é a apresentação do meu menino e algumas coisas que já fiz nele.

Para já algumas fotos do Elise no dia em que ele chegou a Portugal!!! Foi um dos dias mais felizes que tive, a par da compra de um outro automóvel que fiz há uns anos e que também era um dos meus sonhos (parece (e muito provavelmente até o é) extremamente fútil, mas são coisas que só os homens que gostam de automóveis conseguem compreender!!!) :D :D

Aqui está ele ainda com matrícula inglesa:

DSC07601.jpg

DSC07600.jpg

DSC07599.jpg

DSC07605.jpg

DSC07602.jpg

DSC07604.jpg

DSC07612.jpg

DSC07608.jpg

DSC07609.jpg

DSC07610.jpg

Pena as soleiras não serem as originais (em vermelho), mas é coisa que facilmente se volta a colocar tal como saiu de fábrica:

DSC07606.jpg

A primeira alteração que fiz nele foi substituir as manivelas dos vidros, coisa que não gostava no Elise.

Originalmente os Lotus Elises vinham com os manípulos da abertura das janelas em plástico preto. Esses manípulos foram herdados do Rover 100 e, não sendo de todo feitos, esta é talvez a alteração que quase todos os donos fazem aos seus Elises.

Estes são os originais:

p3.jpg

7507_1.jpg

O meu não fugiu à regra. Infelizmente, o que está disponível no mercado não tem lá grande variedade, pelo que grande parte dos manípulos aftermarket são quase todos iguais (se não mesmo todos para este carro), e foi esse estilo de manípulo que o meu levou ainda com o antigo dono:

DSC07700.jpg

Não acho que seja propriamente bonito, até acho algo tuning de mais, isto tendo em conta ao estilo/conceito de Lotus que quero, ou seja, simples mas com aspecto "racing de bom gosto", usando para isso o alumínio escovado:

DSC07699.jpg

DSC07697.jpg

Tendo em conta que este não será um projecto para seguir à risca em termos de material original e de época, comecei a procurar opções.

Descobri que o Elise tinha uma opção de um manípulo em alumínio escovado (acabamento importante para mim), mas o desenho não é de todo aquele que eu pretendo, ou seja, algo simples. O manipulo é lindo, sem sombra de dúvidas, mas não era o que tinha em mente:

B656mdQWkKGrHqUOKkMEyPfKwsgBMyp6SWCw_12.jpg

Continuei a pesquisar e achei precisamente aquilo que eu tinha idealizado na minha cabeça. O melhor de tudo é que o que achei pertence ao catálogo de acessórios da Lotus. Não para o meu Elise mas sim para o Elise S2/Exige.

DSC07695.jpg

Acho que não há comparação possível....

DSC07702.jpg

DSC07703.jpg

DSC07704.jpg

A instalação é...básica, aliás, como tudo no Elise S1. :D

DSC07707.jpg

DSC07709.jpg

DSC07708.jpg

E pronto, esta foi a primeira alteração feita no Lotus. Vamos às próximas?! Bora!!!! :D

A alavanca de velocidades estava num estado péssimo de conservação, assim como a manete de velocidades. A manete era a original, mas o braço já não tinha aquela revestimento exterior. Originalmente o braço era preto (simplesmente revestido com uma manga térmica retráctil), mas este no Elise estava niquelado, e a cor destoava por completo....

DSC07606.jpg

DSC07945-1.jpg

Já estava algo corroído, se bem que apenas superficialmente:

DSC07944.jpg

DSC07947-1.jpg

Como estava com mau aspecto, alterei todo o conjunto. Só que em vez do braço original instalei um quick-shifter... e uma manete em alumínio escovado. :)

DSC07943.jpg

DSC07958.jpg

O braço é mais curto uns centímetros, que é o que vai fazer com que a passagem de mudanças seja mais rápida/curta:

DSC07959.jpg

DSC07961.jpg

E já com tudo montado no Lotus:

DSC07970.jpg

DSC07962-1.jpg

DSC07966-1.jpg

E para terminar (por hoje), deixo então aqui mais uma pequena alteração feita no Elise, no bocal da gasolina:

DSC07926.jpg

Retirando a tampa, existe um anel que é o que fixa o tubo de enchimento do tanque à carroçaria, anel esse que já tinha alguma corrosão acentuada:

DSC07928.jpg

DSC07929.jpg

DSC07931.jpg

DSC07933.jpg

Tendo em conta que o objectivo deste projecto não é manter o Elise 100% original, descartei logo a hipótese de colocar um anel de fixação da Lotus. Se este estava neste ponto, o que viesse a comprar na Lotus em algum tempo também iria ficar corroído... Por isso comecei a procurar alternativas, e encontrei duas.

Uma delas é um anel em aço inox:

1_8d7a169.jpg

Mas esta alternativa achei que o facto de ser em cor de metal não iria ficar muito bem, por isso optei pelo segunda alternativa, um anel em fibra de carbono:

DSC07935.jpg

Em termos de dimensões são precisamente o mesmo:

DSC07937.jpg

Já montado:

DSC07940.jpg

Os parafusos acho que não ficam bem, terei de arranjar uma solução visualmente mais aceitável:

DSC07941.jpg

A carroçaria em si, devido à oxidação estava ligeiramente manchada com ferrugem:

DSC07938.jpg

Mas depois de uma limpeza química feita com Carlack 68 ficou muito melhor:

DSC07939.jpg

E é tudo para já. :) Amanhã coloco mais updates feitos até ao momento. ;)

Um abraço,

P.S.: As imagens aparecem todas cortadas (também só estou com um monitor de 15", em monitores maiores deverá ver-se na totalidade), a ver se consigo resolver o problema. :)

Edited by migueldefender

Upgrade today to remove Google ads and support TLF.
  • Replies 197
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Not yet. :D Mas acho que ele no final vai ficar bem porreiro! :D

João, lembras-te há uns anos atrás quando houve um encontro do AHO (Desportivos & Intemporais, creio que era o nome) organizado pelo Ricardo Esteves e tu levaste o Exige? Lembro-me na altura, no Fórum, teres dito que te recusavas em ir pela 2ª Circular, pelo que mudamos o trajecto inicial para a CREL, e eu pensei: mas porque raio? A 2ª Circular até é porreira... Como eu te compreendo agora, e sempre que passo por lá lembro-me sempre dessa história. Levo com cada cacetada na suspensão que até doi!! :(

Um abraço,

Edited by migueldefender

Ver este post aqui é outra coisa! É decididamente o local certo para o fazer, com todo o respeito q tenho pelo forum original. As modificações fazem sentido e estou certo que concordas que as mudanças de caixa nunca mais foram as mesmas com o quickshift. O feeling é totalmente diferente. Aconselho-te também o upgrade ao linkage. Este tópico dará que falar, não te esqueças de o "publicitar" no blog. Bom trabalho!

Rui Pedro Coelho

Um forum português sobre Lotus. Lindo! Acho que foi uma excelente ideia.

A página do clube está muito boa, mas realmente faltava uma plataforma para interacção.

Um nota rápida relativamente ao quick shift - por melhor que seja o feeling, a caixa de velocidades da Honda não está preparada para ele. Ou seja, se pretenderem utilizar o carro em track days ou mesmo para uma utilização diária não é de todo recomendavel o quick shift porque vai acabar por "derreter" os sincronizadores. Se os Elises estão a sair da garagem uma ou duas vezes por mês, então não me parece que tenham problemas.

E por falar em caixas rápidas, já tenho o Fisher Fury qie construi, com motor de motra da CBR900, homologado para a estrada. Aquilo é rápido, muito rápido.

1 abraço

Grande Miguel, como referiram, é um prazer ver este teu post aqui.

Que se sigam muitas fotos e extensos e deliciosos relatos, é aquilo que todos esperamos de ti.

Obrigado pela partilha.. ;)

Um abraço!

Magnífico! Tengo entendido por lo menos el 10% de su puesto. YO con mi hijo menor para traducir el resto. :)

Muy buena selección de fotos! :thumbup:

Being second is to be the first of the ones who lose.

Epá, só agora vi que já tinha uma serie de respostas neste tópico. :D Indo por partes:

rco3lho - Rui, tens toda a razão. ;) Publico no outro Fórum porque é uma espécie de tradição minha, visto que foi o primeiro espaço on-line onde tive algumas responsabilidades, e muito me orgulho dele. :) Mas tens razão, o target/âmbito é completamente diferente. :)

Quanto à caixa, foi de facto uma diferença que senti. Agora, o que estou desejoso de colocar é o flywheel mais leve da Elise Parts (é mais leve que o das outras lojas em cerca de 1Kg) !!! Após a conversão começo a pensar nesse tipo de coisas. :) Uma coisa já está decidida, para os meus anos vou oferecer a mim mesmo o kit de indução da Hurricane em carbono. :D O K Series não tem um som muito bonito, por isso o kit de indução vai camuflar um pouco esse ponto.

Em relação ao publicitar, visto que aqui ainda são pequenas mods, este tópico ainda não tem muito interesse. Mal coloque os primeiros passos da conversão (hoje fiquei com as mãos todas cheias de cortes à conta de tirar o motor da escova limpa vidros!!! :( Mas consegui arrancar aquilo dali e já tenho uma técnica para facilitar. :)) faço um post no blog.

Blatt - João, estou contigo. :) Confesso-me um admirador desta ideia dos Fóruns, não há forma melhor de entreajuda e de partilha de informações. :)

Muitos parabéns pelo Fisher Fury, deve ser um "brinquedo" muito louco de se conduzir!!! Um dia quero ver essa máquina.

FON - Afonso my friend. Mais um fórum para queimarmos o nosso tempo. eh eh eh Se queres fotos....é já a seguir!

Iconic Ride - Thank you. :cheers: Sorry about the fact that the text be in portuguese. Hope you understand it +/-, but the more important are the pictures. :D

E aproveitando este post, mais umas modificações que fiz, enquanto não coloco as primeiras fotos da conversão (para já são textos que tinha originalmente feito para o detalhe.net, tratando-se para já de copy-pasts).

Esta foi uma das peças que até agora achei que foi a mais importante de ter mudado (e não descansei enquanto não a mudei), a tampa interior da mala.

É certo que é somente uma mera tampa, mas sempre que abria o "capot" traseiro para chegar ao motor, aquela peça estava ali a destoar, pois realmente estava em muito mau estado. Não é que o motor seja propriamente bonito de se observar (não se compara ao motor do Jaguar em termos de look e de aspecto), mas aquela tampa já muito usada dava um aspecto ainda mais velho/descuidado ao motor.

A tampa que falo é esta:

DSC08068.jpg

DSC07610.jpg

Esta tampa para além de servir de tampa da mala, serve também de suporte ao "capot traseiro", só que o sistema que foi desenhado para servir de eixo de rotação é muito simples e está sempre sujeito a danificar-se com alguma facilidade. O eixo que tinha já não era eixo, pois já estava totalmente rasgado:

DSC07990.jpg

DSC07991.jpg

DSC07994.jpg

Este eixo deveria ser assim:

DSC07995.jpg

DSC07999.jpg

E quanto à tampa, como referi a minha estava muito usada. Claro que podia simplesmente limpá-la muito bem e condicionar, mas havia ali defeitos que com o condicionamento apenas iriam ficar ainda mais visíveis, como por exemplo zonas do plástico já polido onde condicionadas iriam ficar "espelhadas":

DSC07981.jpg

E alguma marcas que com pano e APC (a título de experiência) não consegui remover, parece-me que é aparelho da pintura que levou anteriormente

DSC07984.jpg

E a tampa nova juntamente com a tampa antiga:

DSC07980.jpg

DSC07987.jpg

Tenho reparado que as peças da Lotus "pós-venda" são muito mal amanhadas, e a qualidade de longe é a qualidade das peças que se colocaram inicialmente no carro. Dá-me a sensação que a Lotus reduz custos nas peças sobresselentes... Um desses casos é um pequeno remate que a tampa tem, que no caso da tampa antiga estava perfeito:

DSC07989.jpg

E no novo parece que foi feito por um "macaco", e a fotografia está a favorecer muito:

DSC07988.jpg

Como sou um pouco mais cuidadoso que um "macaco", com alguma paciência tentei com que aquela zona ficasse um pouco melhor e simétrica:

DSC08073.jpg

E aqui fica a nova tampa já instalada:

DSC08070.jpg

DSC08071.jpg

DSC08072.jpg

Agora tenho de tratar daquele forro interior, pois está cheio de manchas que não saem com as lavagens... :( Se alguém conhecerem um bom costureiro (não falo de estofador) que saiba fazer "réplicas" em ganga, digam-me. ;)

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outra pequena alteração muito simples, nos centros de jantes. Não sei se ainda são os de origem, mas tendo em conta ao estado em que estavam apostaria que sim.

DSC08297.jpg

Essencialmente estavam muito queimados e apagados:

DSC08296.jpg

DSC08295.jpg

O pior de todos, estava totalmente partido:

DSC08294.jpg

Por isso tive de comprar novos :D:

DSC08291.jpg

DSC08292.jpg

Não há muito por onde comparar :P

DSC08302.jpg

DSC08304.jpg

Antes:

DSC08301.jpg

Depois:

DSC08305.jpg

Antes:

DSC08298.jpg

Depois:

DSC08307.jpg

Agora falta o mais importante, fazer um restauro a sério nas jantes. :) Situação essa que está para breve, pois já escolhi empresa que me irá repará-las, e que claro, irei relatar aqui. :)

E para já é tudo, para que não fiquem muito aborrecidos. :P

Um abraço,

Edited by migueldefender

Wonderfull photos Miguel :) and the writing makes sence thanks to google translate :lol:

Лотос - для тех которые знают разницу

ENIGMA for those who are paranoid or download one :)

Thanks Dodgy. :) Even with Google Translate, I know that it's boring translate it. :( Sorry about that. :(

Please, tell me one thing, do you know what is the max of pictures that I can insert in one post on this forum? I had also insert the text about the front headlamps for LHD conversion, however the forum software did not allow me to post it, because I had to many pictures. And if I try to create next a new post, the software assumes that I am trying to edit my last post (unless a new post from other users comes, like on this case).

My best regards,

Edited by migueldefender

I think it limited, but as soon as someone replies, you can add the next lot of photos :)

Edited by Dodgy

Thanks Dodgy. ;) Now, with your post, I can insert a new update :D :D (one more time sorry about the language, but it's a copy-past from other portuguese forum where I also place all the upgrades that I made on my Elise) .

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esta é talvez a primeira etapa que se faz para a conversão para LHD dos Elises, pois a mudança dos farois é importantíssima, caso não seja feita corremos o risco de estarmos a encandear outros condutores e corremos também o risco de chumbarmos no IPO. Mesmo que não seja logo feita a conversão (como foi o meu caso), os faróis da frente devem ser logo mudados para faróis LHD.

Começou por ser algo aparentemente muito simples, mas mostrou-se no decorrer do trabalho bem mais complexo do que imaginava.

O trabalho ia ser feito à frente e começou por ser só a substituição das ópticas:

DSC07653.jpg

Tinha que substituir as ópticas porque as que eu tinha eram ópticas para estradas com condução RHD, o que não é o nosso caso.

Para além disso, as minhas ópticas já estavam algo corroídas:

DSC07654.jpg

Este farol estava com os suportes mal montados, reparem como está descentrado:

DSC07656.jpg

DSC07655.jpg

Até aqui tudo bem. Já tinha as novas ópticas em casa, mas ao desmontar as antigas deparei-me com um cenário de....muita ferrugem. Quer os suportes que fixam as ópticas à clamshell:

DSC07666.jpg

Quer os próprios suportes (independentes) das ópticas:

DSC07685-1.jpg

DSC07686.jpg

DSC07687.jpg

Não havia recuperação possível:

DSC07688.jpg

DSC07689.jpg

Bom, como já disse, os faróis novos já os tinha quando me apercebi que teria de mudar muito mais coisas nesta operação:

DSC07690.jpg

DSC07691.jpg

DSC07692.jpg

A diferença entre os faróis LHD para RHD é somente os relevos no vidro que no fundo é o que vai direccionar a luz:

DSC07693.jpg

Depois chegou o resto do material. Neste caso os suportes das próprias ópticas. Aqui já montadas:

DSC07753.jpg

DSC07754.jpg

DSC07755.jpg

E Elise Parts vende também uma espuma isolante que evita que entre água para os suporte dos faróis:

DSC07756.jpg

DSC07757.jpg

DSC07758.jpg

Mas agora faltava o mais complicado, o suporte da clamshell. Para chegar a esses suportes apenas havia uma solução, desmontar toda a frente do Lotus e foi aí que cheguei a este ponto:

DSC07806.jpg

DSC07807-1.jpg

Especial atenção aqui para rede frontal:

DSC07810.jpg

Já com a clam cá fora, tinha então de remover os suportes. Esta não foi uma tarefa fácil, pois os suportes são colados directamente na fibra, coisa que me demorou cerca de 3 horas a remover tudo:

DSC07772-1.jpg

E tanto tempo só para ficar assim...

DSC07780.jpg

DSC07781.jpg

Teria agora de montar os novos suportes:

DSC07823.jpg

Estes suportes já foram melhorados em termos de protecção contra a corrosão e podem-se encontrar à venda na Elise Parts (não aconselho os da Lotus, pois são muito "fraquinhos"):

DSC07828.jpg

Decidi substituir também as molas (as molas são o elemento que vai fazer a calibragem do foco) e as lâmpadas coloquei as X-Treme:

DSC07822.jpg

As molas novas v.s. as antigas:

DSC07819.jpg

Os suportes parcialmente montados para ver se tudo estava correcto antes de avançar para a colagem directamente na fibra:

DSC07830-1.jpg

DSC07831.jpg

E já colados :)

DSC07872-1.jpg

DSC07873.jpg

DSC07875-1.jpg

DSC07876.jpg

DSC07877.jpg

DSC07879.jpg

(continua, com lista e preços de peças para os faróis)

Edited by migueldefender

wow, that's a lot of corrosion there!

Yeap..... :( Sadly my Elise have a lots of corrosion (it's a car from UK that I imported to Portugal)... :( Everything that it's not aluminium, have this kind of rust. But everything that it's in bad shape will be replaced by new parts (thanks God that Lotus parts are not very expensive - it was a surprise to me). :D In the aluminium I just have to put a new floor that I already have it with me, everything else it's in good shape after a detail cleaning job. :)

And for today, it's everything. :) The continuation of last post. :)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Visto ter a clam fora do carro aproveitei para fazer mais alterações. Uma delas foi desmontar a rede meio oxidada da frente, lixá-la com uma escova de arame e pintá-la com tinta de alta resistência. Só isto deu logo outro aspecto à frente do Lotus. :)

DSC07852.jpg

DSC07851.jpg

DSC07850.jpg

Aproveitei e coloquei novos piscas à frente.

DSC07885.jpg

Bem sei que podia fazer um polimento dos piscas antigos que devolvia o brilho, mas o brilho/reflexo interior isso já não seria possível devolver, pelo que optei por comprar um conjunto novo.

Aqui o novo a lado do antigo:

DSC07886.jpg

DSC07887.jpg

Apesar os piscas virem com lâmpadas, coloquei as Vision Plus para uma intensidade extra:

DSC07889.jpg

Os piscas laterais decidi também substituir por uns novos:

DSC07893.jpg

DSC07894.jpg

Assim como as juntas isoladoras:

DSC07899.jpg

DSC07901.jpg

O capot da frente não abria bem, parecia que tinha a base partida. As desmontar é que percebi a razão para não abrir bem. O suporte que serve de eixo é rebitado na fibra, e um desses rebites estava partido, ficando assim desequilibrado. Além disso também sofria dessa "maleita" que é a ferrugem:

DSC07908.jpg

DSC07906.jpg

Este suporte é rebitado aqui:

DSC07902.jpg

Claro que substitui por um novo:

DSC07914.jpg

Os parafusos foram também todos substituídos:

DSC07924.jpg

DSC07925.jpg

Depois de toda esta intervenção era hora de montar tudo novamente no carro. :) Ficando assim:

DSC07949.jpg

DSC07950.jpg

DSC07951.jpg

DSC07952.jpg

DSC07953.jpg

Lista de peças para a mudança de faróis para uma correcta conversão LHD, com as lojas onde aconselho a sua compra:

2 x A082M6320F - Faróis LHD - £132.34 com VAT na SJ Sports Cars

2 x A111B0052F - Suportes dos faróis colados na clamsheel - £41.88 com VAT na Elise Parts

2 x A111B0486F - Suporte de fixação dos faróis - £18.74 com VAT na SJ Sports Cars

6 x A111B6005F - Molas para regular os faróis - £10.80 com VAT na Elise Parts

2 x Fixação dos faróis ao suporte - £19.08 com VAT na Elise Parts (não comprem na Lotus, os parafusos vêm errados)

2 x Espuma de isolamento dos faróis - £11.88 com VAT na Elise Parts

6 x Anilhas - podem ser compradas no AKI / Leroy Merlin

Edited by migueldefender

Viva Miguel,

Invejo a tua paciência a relatar todo o processo!

Sabendo eu que és barra no detail queria ver se me conseguias ajudar. Como posso eu fazer para restituir o "rubber touch" às proteções/forras das longarinas do meu carro ?

Por entrar/sair do carro estas peças estão roçadas e em algumas zonas (na parte traseira da peça) estão até polidas! Conheces alguém que consiga restaurar esse acabamento em peças de plástico?

Um abraço

Nuno Santos

Conheço, e aí no Porto!!! :) E é muito bom naquilo que faz, para mim no Norte é o melhor que podes conseguir. ;) Fala com o António Lopes: 938745186 ou [email protected]

Fica também com o site dele, se bem que actualmente ele está a trabalhar em parceira com a Trabalho de Mestre:

www.autoestetica.net

www.trabalhodemestre.pt

Quando falares com ele diz-lhe que vais da minha parte (Miguel Oliveira ou MiguelDefender).

Realmente já tinha reparado que tens essas zonas num estado já bastante usado, mas tudo tem solução. ;)

Um abraço,

Edited by migueldefender

Miguel

Sometimes its best to ask someone to say something so you can download more photo's. We are a friendly bunch, just ask :thumbsup:

In regards to corrosion, unfortunately, we use salt and grit on our roads in Winter. After 10 years even well maintained cars show signs of corrosion! On an esprit, a common reason for a breakdown is the metal bracket holding pipes away from moving parts, falls apart because of corrosion, leaving it to rub through. I had it with a water pipe and ha others that were chaffing!

Anyway, great work! And interesting.

Possibly save your life. Check out this website.
http://everyman-campaign.org/

Distributor for 'Every Male' grooming products. (Discounts for any TLF members hairier than I am!)

Hi Kimbers, thanks for the help. :thumbup: In fact I have a big problem, I always take a ton of pictures. eh eh

Next (maybe tomorrow) I will post again with the LHD conversion beginning. I will try to make a post where only the images it selfs makes sense for any person in the world, no portuguese it's need to know. :)

My best regards, or like we say in Portugal "um abraço", :)

Miguel

Miguel,

não te esqueças de desmontar, tirar a corrosão e voltar a pintar o tubo que está atrás da grelha. É o tubo onde enroscas o olhal para rebocar o Elise. Normalmente fica bastante corroído e só o podes desmontar com a clamshell fora.

Claro que é apenas uma operação cosmética. Isto porque nos S1, se forem rebocados por ali, a estrutura de fibra salta toda fora. :-)

1 abraço

Edited by Blatt

João, esse suporte demonstei-o ontem, sendo que tinha inicialmente previsto decapar e lacar de novo. Mas estava tão mau (o parafuso superior desfez a cabeça e não tinha como o tirar de lá... lá resolvi a situação com um berbequim) que comprei hoje um novo, assim como o towing eye optei por comprar também, pois o meu estava todo torto e não consegui endireitar. Pintadinho de vemelho mate ou acetinado vai ficar brutal!! :D (Espero que nunca seja usado!! :unworthy: )

Um abraço,

Edited by migueldefender

Miguel, a meu ver, eu tenho fluente português pelos finais de semana! :D

Sua atenção aos detalhes é absolutamente admirável. O carro será em breve ser perfeito! :thumbsup:

Miguel, a meu ver, eu estou fluente em português pelos finais da semana! :D

Sua atenção aos detalhes é absolutamente admirável. O carro será em breve ser perfeito! :thumbsup:

thumbsup.gif

Very well! very well!

Almost Perfect! thumbup.gif

Edited by Nuno Santos

Muito obrigado, professor. Prometo trabalhar mais aturadamente em meu lições! :D

Incidentally, (in English, so that others may appreciate the feat) this must be the longest "single page" post in the history of TLF's. I can barely see my "scroll" button! :cheers:

você deve estar ganhando peso

Life is like a sewer, what you get out of it, depends on what you put into it. (Tom Leahrer)

• Create New...