free hit
counters
A história de um Elise (com conversão em curso) - Page 7 - Topics - The Lotus Forums Jump to content

A história de um Elise (com conversão em curso)

Recommended Posts

Upgrade today to remove Google ads and support TLF.
  • Replies 197
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Após o tratamento que fiz na suspensão, era altura de voltar a começar a montar tudo. :) Mas antes disso, uma tarefa era imperiosa, uma limpeza profunda de todo o carro que, estava de facto muito sujo. Não vou ser exaustivo neste capítulo, mas apenas vou dar uma ideia do que foi feito.

Para já, tudo o que eram peças móveis, passou tudo pela banheira e foi tudo limpo com Einszett Car Star e com a ajuda de uma escova, no final passei com Carlack 68 para fazer uma limpeza química extra:

DSC08982.jpg

DSC09455.jpg

Estava assim :P

DSC08847-1.jpg

DSC09456.jpg

A parte de alumínio, foi mais complexa, e em algumas zonas a oxidação levou a melhor... :( Bom, de qualquer forma foi tudo inicialmente limpo do Mothers Wheel Cleaner (yeap, é mesmo um produto de limpeza de jantes, mas que neste caso particular funciona muito bem) e no final, o que deu o verdadeiro aspecto de limpo como novo, novamente Carlack 68.

Como estava:

DSC09447.jpg

DSC09446.jpg

DSC09444-1.jpg

E como ficou, neste caso tinha acabado de limpar com o Mothers, posteriormente passei com o Carlack:

DSC09454.jpg

DSC09466.jpg

DSC09464.jpg

O interior foi também integralmente limpo, neste caso com a metade direita já limpa:

DSC09323.jpg

DSC09326.jpg

Já os plásticos interiores foram somente limpos com All Porpose Cleaner (APC), pois neste caso não havia necessidade de algo tão agressivo. Acho que dá para ver a diferença no tablier do que foi limpo. :P No final será condicionado com PoorBoys Natural Look que irá deixar uma superfície 100% homogénea:

DSC00025.jpg

DSC00022.jpg

Bom, depois da limpeza, era começar a montar pequenas coisas, como por exemplo o apoio do gancho da frente. No meu caso, com se deverão lembrar estava totalmente deteriorado, pelo que comprei tanto o apoio como o gancho na Lotus:

DSC09032.jpg

Já com os novos parafusos:

DSC09473.jpg

E já montado:

DSC09476.jpg

DSC09477.jpg

Nada a haver com o que estava antes. :D

DSC09479.jpg

Só para relembrar :D

DSC08699.jpg

Outra coisa que fiz foi substituir as "abraçadeiras" que seguram as cablagens, pois o amarelado dos anos não sai com limpeza. Estes são o que ficam montados junto ao radiador:

DSC08985.jpg

E estes são os laterais:

DSC09250.jpg

Antes:

DSC09214.jpg

Depois (ainda me falta dar uns retoque no preto):

DSC09557.jpg

As molas laterais das portas, tal como estava o gancho da frente, também estavam corroídos, pelo que substitui por novos:

DSC09542.jpg

E já montados:

DSC09574.jpg

Já no interior, tive de fazer uns dos poucos furos que é necessário fazer, neste caso o que irá fixar o suporte do módulo do alarme. A fim de proteger o alumínio, coloquei inicialmente fita e depois marquei por cima a localização dos furos:

DSC09114.jpg

DSC09115.jpg

DSC09116.jpg

DSC09117.jpg

Novamente à frente, coloquei já a nova mola que irá segurar o tubo dos travões traseiros:

DSC09556.jpg

DSC09577.jpg

O antigo, apesar de deixar de ter uso, deixei-o lá ficar:

DSC09550.jpg

E por fim, coloquei os novos suportes dos fusíveis:

DSC09565.jpg

DSC09568.jpg

Coloquei dos dois lados, pois tinha já comprado dois (se soubesse do vinagre na época....)

DSC09569.jpg

Como estava antes:

DSC09236.jpg

DSC09561.jpg

Ahhh, e fiz a primeira coisa que o faz já parecer um LHD, instalei o apoio do volante, já no sitio certo, claro:

DSC09486.jpg

E agora o processo vai ser muito mais rápido. Apesar de ter aqui os updates um pouco atrasados, em um dia montei quase todo o carro. :) Neste momento está ainda por concluir a montagem da suspensão, pois tenho umas peças que ainda não chegaram e que me estão a atrasar um pouco.

Um abraço,

Edited by migueldefender

Espera lá que acho que compreendi mal a pergunta. Quanto te referes ao tablier falas da parte superior? Caso o seja, no caso dos S1 é o mesmo quer seja LHD ou RHD. O tablier e a estrutura do parabrisas são uma peça só.

Mais logo segue um novo update. :)

Um abraço,

Edited by migueldefender

Actualização do dia. :) Foi isto que me fez atrasar em muito todo o processo de conversão do Elise, pois estive quase 1 mês e meio à espera que chegasse um produto, e sem esta parte feita, não podia avançar em quase nada.

Bom, refiro-me ao chão. Como já devem ter visto nas fotos, o meu chão na zona dos pés estava num estado lastimoso. A explicação é muito simples, e transversal a todos os Elises até meados de 99. Como é relativamente normal neste modelo, a estanquecidade à água não é das mais perfeitas, basta mesmo uma simples lavagem do carro em casa para entrar água e à chuva....bom, no meu caso é algo horrível. Há sempre alguns ajustes/afinações que podem ser feitas nos vidros, mas nunca é 100% estanque, há sempre uma ou outra gota que entra lá para dentro. Também temos de ver uma coisa, a razão da existência do Elise não é para ser um automóvel do dia-a-dia e com os cuidados que um automóvel desse tipo tem de ter. Como o Albino diz, estamos perante um pequeno F1 e como tal, o Elise é um automóvel com características de competição. Já alguém viu um F1 com hardtop ou capota? ;p

Por esse facto, o chão dos Elises volta e meia fazem pequenas piscinas, e é aqui que se cria um problema, não por haver água dentro do carro, mas sim porque ela não pode sair (nem com evaporação). Passo a explicar melhor, pois parece bizarro. A Lotus, e todos os Elises até meados de 99 tinha no chão uma tela de PVC que era colada em todo o redor com uma fita butílica. Ora a água depositava-se no chão, infiltrava-se por essa fita, e ficava alojada entre o essa tela e o alumínio do chão e já não saía com a facilidade que entrou, ou seja, nunca secava. E é por estar meses/anos sempre húmido que o alumínio acabava por reagir e oxidar.

O meu chão estava uma desgraça, penso até que foi o pior dos que já vi na web. Do lado do antigo passageiro já tinha tentado limpar superficialmente, pois a oxidação transforma-se numa espécie de pó branco, mas que fica bem agarrado:

DSC09160.jpg

O do lado do condutor, sem qualquer tipo de limpeza (esta zona era uma zona inacessível à limpeza, pois relembro que o tapete de PVC estava colado ao chão, e ninguém imaginaria o que estava lá por baixo)

DSC09164.jpg

Chegou ao ponto de fazer buracos no chão, de tal forma agressivo estava:

DSC09170.jpg

As zonas brancas são os buracos:

DSC09199.jpg

Por isso, contactei a Lotus UK (nisto são sempre impecáveis, vê-se mesmo que estamos perante um fabricante de super pequena escala) e perguntei-lhes o que podia fazer. Amavelmente responderam-me e remeteram dois service bulletins sobre como tratar do chão. Em anexo, no final deste post estão os respectivos para download.

Ou seja, havia uma de duas soluções para o meu caso:

- ou colocar todo o chão novo, o que implicava descolar todo o carro, incluindo parabrisas, desmontar o chassis, colocar o novo chão, voltar a colocar tudo com a resina epóxida da Lotus, e meter o chassis novamente na estufa deles para cozer a resina

- ou então tratar do meu actual chão e colocar um novo chão por cima.

Acho que não há grandes dúvidas sobre o que é mais viável.... :P Pela segunda opção eu fui.

Por isso comprei o chão novo, que são meramente duas placas de alumínio cortadas com as dimensões certas, e podem ser usadas para LHD ou RHD.

Painéis do chão A117A0235S - 119.45€ na Sj Sports Cars

DSC08172-2.jpg

Depois, era hora de começar a tirar toda aquela oxidação, que não foi nada fácil, pois além de ser oxidação que está naturalmente bem agarrada e entranhada, o espaço, como sabem, não ajuda muito aos movimentos. Iniciei esta tarefa com uma escova de aço:

DSC09172.jpg

Já todo escovado com a escova de aço:

DSC09245-1.jpg

DSC09266.jpg

DSC09264.jpg

DSC09247.jpg

DSC09245-1.jpg

E os buracos ficaram ainda mais visíveis:

DSC09201.jpg

Esta foi a altura em que fiz as marcações para a nova posição da calha lateral. Para isso, e apesar de saber que a calha se move cerca de 5 cm, coloquei os novos tapetes para ter uma posição mais certa de onde fica a calha. Caso não haja tapetes novos, pode-se sempre usar os antigo, mas virados ao contrário:

DSC09255.jpg

Depois de marcar as posições com uma caneta, foi só furar com o berbequim:

DSC09263.jpg

DSC09257.jpg

Aproveitei esta fase e furei também os buracos que foram criados pela oxidação, tal como sugere a Lotus:

DSC09260.jpg

DSC09261.jpg

DSC09262.jpg

Apesar de ter escovado muito bem com a escova, o trabalho não foi quanto a mim o melhor, pois havia muita oxidação escondida onde a escova não chegava facilmente, e era muito importante remover tudo, para o que vou fazer a seguir. Por isso lembrei-me de comprar uma escova para o berbequim:

DSC09268.jpg

Foi um tiro certeiro!!!

DSC09269.jpg

DSC09271.jpg

DSC09272.jpg

DSC09273.jpg

DSC09276.jpg

DSC09277.jpg

DSC09279.jpg

E ainda bem que o fiz, pois outros buracos apareceram.... Estavam na iminência de fazerem um buraco e assim removi mesmo toda a oxidação:

DSC09270.jpg

DSC09278.jpg

E agora a parte que me fez perder tempo, o tratamento que ia fazer por cima. Não por causa do tratamento em si, mas sim por causa da demora do produto. Segundo andei a sondar, existe um produto de protecção que deixa qualquer outro num canto e muito usado no UK para os Lotus, o POR-15. O POR-15 é uma tinta protectora que deixa uma camada de tal forma tão resistente que já mais não sai de lá nem deixa passar nada. Posso até andar às marteladas que a pintura fica mesmo agarrada. Tem outra particularidade, a cura é feita com a humidade, sendo que absorve a humidade e fica ainda mais rija. Só que, até tive de meter a POR-15 ao barulho, pois o representante deles ficou-me com o dinheiro e passado um mês e meio não tinham enviado nada. Pior, dos cerca de 10 e-mails que lhes enviei, nenhum foi respondido. Contactei a sede da POR-15 dos EUA e passado 4 dias já tinha o POR-15 e um pedido de desculpas pelo sucedido, e a informação que será investigado o que se passou com o representante do UK....

DSC09774.jpg

E agora era só isolar à volta:

DSC09775.jpg

DSC09776.jpg

E claro, aplicar o POR-15, que neste caso escolhi a cor silver.

DSC09777.jpg

Visto que o POR-15 fica tipo rocha após seco, logo de seguida tirei a fita isoladora, pois já estava a ver que após seco não conseguia tirar a fita:

DSC09780.jpg

No dia seguinte já estava seco, mas deixei mais um dia a curar:

DSC09794.jpg

DSC09795.jpg

Agora barrar o chão com cola tipo Sikaflex:

DSC09798.jpg

DSC09799.jpg

E aplicar o primeiro painel, que depois de bem comprimido, coloquei livros para fazer peso:

DSC09800.jpg

DSC09801.jpg

DSC09802.jpg

E o mesmo para o outro lado:

DSC09804.jpg

Passado dois dias tirei os livros, e o aspecto já era outro!!! Para muito melhor. :)

DSC09805.jpg

DSC09806.jpg

Faltava agora só mais uma tarefa, isolar todos os cantos com silicone. A Lotus aconselha silicone preto (não sei porquê) mas eu usei um de cor "aluminium":

DSC09872.jpg

DSC09874.jpg

DSC09875.jpg

E já aplicado:

DSC09877.jpg

DSC09879.jpg

Not bad. :)

DSC09905.jpg

E agora devem estar alguns a perguntar: e porquê que o chão atrasou o resto? A resposta é muito simples, é que para colocar o chão tem de ser sem a caixa de pedais, e a caixa de pedais é a primeira coisa que se deve instalar quando se está a montar o carro na fire wall da frente.

Um abraço,

sb_2004_14_floor3.pdf

sb_2004_14_attach.pdf

Edited by migueldefender

Quando me referia ao tablier, era à zona onde tem a "lomba" onde irá encaixar o volante, porque suponho que a parte onde tem as saídas de ar seja universal e tal como disse não sai

Em relação a esse chão, estava mesmo uma miséria, mas ao passar tanta vez a escova não terá tirado muita espessura ao chão podendo ficar fino demais e ceder?

Os livros afinal sempre servem para alguma coisa :D e já agora tapetes no Elise ficam mal, isso quer-se é o mais leve possível B-)

Só uma pergunta. O que impede esse novo chão de ficar como o anterior ou o que está por baixo se continuar a degradar visto que tem furos e pode entrar água por baixo?

Outra pergunta?

O chão original da viatura pareçe-me demasiado frágil. Isso é mesmo assim? Quem tem um elise sem problemas no chão como deve evitar isso?

Edited by ocutefodo

Em relação à parte frontal do tablier, são dois perfis novos que a Lotus já não tem para venda, mas as lojas de venda de peças dos Lotus fizeram réplicas. São estas as duas peças:

DSC09039.jpg

DSC09030.jpg

Quanto ao chão, julgo que não vou ter mais problemas. O chão que estava degradado com o tratamento que levou é com 99.99% de certeza que não haverá mais desenvolvimentos, pois o POR-15 cria uma barreira de tal forma rija que nada passa. E quanto aos buracos, como a Lotus aconselha, ao colocar a cola coloquei muita cola por cima de cada buraco, pelo que ficaram completamente selados (por baixo ficou tipo spaghetti). E para evitar que tal volte a acontecer, vou colocar as novas carpetes que o Lotus colocou à venda para este caso (são carpetes respiráveis - coloquei essas carpetes no post das peças necessárias), sendo que regularmente terei de as levantar para limpar. Já agora, a cola usada é homóloga à cola usada pela Lotus na colagem da célula de segurança da frente, da estrutura do tablier/parabrisas, dos sills laterais, etc.

O chão só é frágil porque tinha os tapetes de PVC colados, pelo que a água entrava e não saía, mas agora com esta solução tal já nã vai acontecer. Mas relembro que apartir de meados de 1999 todos os Elises passaram e ter carpetes respiráveis, pelo que não deverá haver muitos casos de corrosão acentuada desses Elises até aos dias de hoje. Já agora, o chão só era frágil em termos de corrosão, e não estrutural, como a Lotus refere, o chão não é um elemento estrutural, pelo que na pior das hipóteses até podiamos andar no carro sem chão.

Um abraço,

Caro Miguel

Desculpe o volume de questões.

Como se identifica esses tapetes de PVC? Têm cor específica? São de que género?

Como se identifica os respiráveis?

Os de PVC podem ser arrancados e colocados uns respiráveis?

Abraço

Tem nada que pedir desculpa pelas perguntas, terei todo o gosto em responder dentro daquilo que sei/aprendi. As carpetes de PVC são tipo de plástico com cerca de 1mm maleável.

Sem se conseguir ver com grande pormenor são estes que aparecem no lado do (antigo) condutor:

DSC08458.jpg´

DSC08519.jpg

DSC08538.jpg

DSC09074.jpg

Os respiráveis, são tapetes normais de tecido. Ambos são pretos, e os de PVC podem ser arrancados e pode-se colocar os respiráveis. :)

Um abraço,

Bem, estão a levar uma overdose de Elise que já devem estar fartos, mas para despachar algum trabalho que já fiz, aqui vai mais um update.

Bom, foi-me pedido para ir colocando as referências, preços e lojas que aconselho (a mais barata), mesmo nas peças que são extra conversão, por isso irei então adoptar o mesmo esquema que fiz nas peças da conversão.

Voltando então um pouco atrás, temos então o gancho e a torre para reboque.

Torre para gancho A111U0456F - 55.90€ na Sj Sports Cars

Gancho de reboque B111B0399F - 10.73€ na Sj Sports Cars

DSC09032.jpg

Molas das portas 2 x C111B0175F + 2 x C111B0174F - 37.72€ na Sj Sports Cars

DSC09542.jpg

Abraçadeiras para radiador A075W6230F - 0.96€ cada na Sj Sports Cars

DSC08985.jpg

Abraçadeira pequena A075W6228F - 0.96€ cada na Sj Sports Cars

DSC09250.jpg

E pronto, estas foram as peças de que já tinha falado e que não tinha colocado as respectivas referências, quanto a outras peças, ter sempre em atenção aos dois posts que fiz, quer sobre as peças obrigatórias quer também as que são recomendadas. Fica prometido que daqui por diante faço então sempre a respectiva recomendação da melhor loja, apesar de, poderem sempre procurar se conseguem arranjar noutro lado a preços mais em conta. ;)

Posto isto, vamos lá então a mais uma actualização, e foi aqui que o trabalho da conversão deu um pulo enorme (de rapidez de montagem). :) Comecei pelo compartimento técnico da frente, onde comecei a montar a sequência da ventilação.

Primeiro de tudo tem que se instalar o cabo de massa, que desta vez passará pela parte de trás:

DSC09650.jpg

Depois disso montei o suporte/encosto da bateria. O meu encosto/suporte também estava muito degradado e decidi então trocar por um novo.

Suporte/encosto da bateria B111M0032F - 32.76€ na Sj Sports Cars

DSC09537.jpg

Aqui tenho pena que a Lotus tenha alterado ligeiramente o design, onde antes tinha um acabamento muito mais digno:

DSC09602.jpg

E diferença é no remate dos buracos:

DSC09604.jpg

Esta peça é rebitada na posição oposta de onde estava antes, e já lá estão os buracos:

DSC09628.jpg

DSC09629.jpg

Com o cabo de massa instalado, pode-se seguir para o motor. O meu motor, como mostrei atrás estava numa estado terrível:

DSC08790.jpg

DSC08795.jpg

Por isso, e apesar de o motor funcionar perfeitamente, optei em trocar por um novo. Motor da ventilação A111P0012F - 199.60€ na Sj Sports Cars

DSC08826.jpg

Houve aqui uma ligeira alteração no esquema eléctrico, que nem sei no que resulta tecnicamente, mas é o motor da Lotus, pelo que deverá funcionar sem restrições. Pelo menos o plug e respectivos fios mantiveram igual:

DSC08829.jpg

E já montado no compartimento da frente, desta feita já na nova posição, ou seja, no lugar oposto de onde estava, aproveitando claro as furações já existentes para fixação com os novos parafusos:

DSC09740.jpg

O tubo dos travões de trás, deve ser nesta altura instalado, até antes mesmo do motor, e aviso que moldar o tubo é um bruxedo... com paciência e muita tentativa e erro, lá se consegue:

DSC09741.jpg

Depois, com silicone preto, instalar novamente o receptor de ar, e sempre na posição oposta ao que estava antes. Aqui deverão fazer-se testes para se ter a certeza que as entradas de ar vão bater certo com os elementos que entram posteriormente:

DSC09742.jpg

Depois entra a caixa que regula a temperatura e o novo radiador:

DSC09744.jpg

E por fim a tampa que fecha tudo. Mais tarde tive de desmontar tudo novamente.... Temos que nos habituar que por vezes temos de dar um passo atrás para dar dois em frente:

DSC09748.jpg

E já que estava nesta zona, coloquei a bateria:

DSC09750.jpg

E o suporte do deposito de água, que ainda estou na dúvida se colocarei um novo ou não...:

DSC09753.jpg

Agora podia montar a caixa de direcção. :) O eixo da caixa de direcção vai claro passar para o lado oposto, e para isso removemos a tampa de borracha que lá está e montamo-la onde antes estava o eixo:

DSC09481.jpg

DSC09578.jpg

DSC09590.jpg

Aproveitei e coloquei uma nova borracha isoladora que fica à volta do eixo, visto que a original já estava muito desgastada. Borracha isoladora A082H6046F - 5.50€ na Sj Sports Cars:

DSC09591.jpg

Lubrifiquei a zona central para não haver muito atrito:

DSC09593.jpg

E montei-a no devido local:

DSC09597.jpg

Instalei também o novo local onde vai ficar o puxador para abir o capot da frente, e para isso reutilizei a borracha por onde passava o cabo:

DSC09638.jpg

Esqueci-me foi de tirar foto já com o cabo

DSC09648.jpg

E agora um grande passo no Elise, a cablagem. Como já tinha o chão totalmente preparado, a cablagem podia voltar novamente para o seu lugar:

DSC09809.jpg

Com novas abraçadeira lá fui colocando a cablagem como estava originalmente:

DSC09811.jpg

DSC09814.jpg

Parte da cablagem regressa novamente ao compartimento técnico da frente:

DSC09817.jpg

E a outra regressa ao tablier, sendo que agora, tanto uma como outra vão passar pelo buraco onde antes estava o volante e a caixa de pedais:

DSC09816.jpg

Outro passo importante que dei, foi a instalação do volante no lado certo, com a sequência de fixação de forma inversa à desmontagem:

DSC09818.jpg

DSC09824.jpg

O eixo que liga o volante ao eixo da caixa de direcção estava algo enferrujada (fotos mostradas anteriormente):

DSC08913.jpg

DSC08947.jpg

Por isso, desmontei peça a peça, lixei, apliquei nova tinta mate de alta resistência, e coloquei, claro, novos parafusos:

DSC09687.jpg

DSC09690.jpg

Até ficou bem porreiro. :)

DSC09686.jpg

DSC09819.jpg

E para terminar este update, pois as fotos estão quase a chegar ao limite do que é possível colocar por post, instalei novamente o módulo do alarme/imobilizador:

DSC09983.jpg

Um abraço,

Até amanhã,

Miguel

Edited by migueldefender

Tá quase a andar Miguel!

Essa de dar um passo atrás lembrou-me de um episódio que passei, quando me esqueci de ligar o cabo de massa da frente... depois de ter todo o sistema da sofagem e AC montado e aparafusado!

O atraso varia. Há fotos que são do fim de semana passado, como há fotos que já têm mais tempo. No update que coloquei ontem, a limpeza foi feita há três semanas, e algumas das fotos são dessa altura, no entanto, a limpeza dos plásticos foi mesmo feita ontem. :) Estou é a tentar juntar as fases, para que não fique muito confuso.

Posso no entanto adiantar que neste momento já está tudo concluído e o Elise já está 100% LHD, apenas está pendente parte da suspensão da frente, em que deverão chegar amanhã os novos espaçadores/anilhas (sem isso não posso montar a suspensão nova da frente) e claro, ainda tenho de desmontar toda a suspensão traseira e respectivo tratamento dos braços.

Pronto, fica aqui uma foto que tem dias e que já a tinha partilhado no FaceBook (se vir no mural do Clube Lotus, o Rui já lá a tinha colocado, com o link para aqui). :)

269460_1655379042853_1788392525_1100033_1761347_n.jpg

Nuno, aconteceu-me precisamente algo muito semelhante. Depois de tudo montado, incluindo tubos de refrigeração, reparei que me tinha esquecido de montar o raio do braço/articulação da regulação do quente/frio do heater matrix, essa articulação tem o parafuso de forma a que não dá para apertar no local, só mesmo cá fora... Grrrrrr

Um abraço,

Nuno, aconteceu-me precisamente algo muito semelhante. Depois de tudo montado, incluindo tubos de refrigeração, reparei que me tinha esquecido de montar o raio do braço/articulação da regulação do quente/frio do heater matrix, essa articulação tem o parafuso de forma a que não dá para apertar no local, só mesmo cá fora... Grrrrrr

Um abraço,

Como te entendo!!! wallbash.gifwallbash.gif

Bem, estão a levar uma overdose de Elise que já devem estar fartos, mas para despachar algum trabalho que já fiz, aqui vai mais um update.

Farto, nunca, que venha mais e muito mais, estás a fazer um trabalho excepcional :thumbsup:

Ao seguir esta thread cada vez mais tenho vontade de comprar um Elise :D

Edited by pds

Olá novamente. :) Saudades? Lá vão ter de me gramar novamente, e isto agora é todos os dias!! Eh eh eh

Agora é a vez de instalar novamente a caixa de pedais, que é um verdadeira obra prima da engenharia, é soberbo o seu aspecto!! Pena é que fique tão escondido…

Mas antes de a instalar, alguns trabalhos suplementares teriam de ser feitos. Falo claro da sua limpeza.

Quando removi a caixa de pedais estava neste estado:

DSC08965.jpg

DSC08966.jpg

Era hora de desmontar tudo e começar a limpar. Não tirei muitas fotos, mas ficam aqui duas que ilustram +/- duas peças iguais, sendo que uma limpa e outra ainda suja:

DSC08975.jpg

DSC08970.jpg

Para aqui também coloquei algumas peças novas, os pedais em si, que após 52000 milhas e 13 anos de uso, claro que já mostravam algum desgaste.

Pedais de travão e embraiagem 2 x C111J0019F – 40.62€ na Sj Sports Cars

Pedal do acelerador A111J0081F – 19.15€ na Sj Sports Cars

DSC08216.jpg

A sua fixação é muito fácil. No caso do acelerador é com um parafuso e porca, nos outros dois é com rebites:

DSC08217.jpg

Lado-a-lado com os antigos:

DSC08976.jpg

DSC08981.jpg

DSC08980.jpg

DSC08977.jpg

Depois de tudo montado e lubrificado, a caixa ficou deliciosa:

DSC09281.jpg

DSC09282.jpg

DSC09283.jpg

DSC09287.jpg

Uma vez mais, e como em tudo o que estou a voltar a colocar, os parafusos são todos novos:

DSC09293.jpg

DSC09296.jpg

DSC09297.jpg

Aqui fiz uma pequena alteração, e desde já agradeço imenso ao Albino pela ajuda que me deu. As caixa de fábrica costumam/costumavam trazer um autocolante no topo, autocolante esse que não faço a mais pálida ideia para o que seja, mas traziam. Acontece que a minha caixa já não tinha esse autocolante. Ora já comprei muitos autocolantes na Lotus (para substituir mais tarde) e todos eles são de qualidade algo manhosa. Não a qualidade da impressão em si mas sim do corte, onde geralmente vem tudo torto…. Aborrecido com a situação, neste caso em específico optei por ser eu a fazer a respectivo autocolante, sendo que depois plastifiquei e colei na caixa.

Fiz foi uma pequena alteração no design do autocolante, que julgo o ter beneficiado. Penso que o Albino não se importará de estar a usar uma imagem sua, mas este é o autocolante original que o Albino teve a simpatia de fotografar e me enviar várias fotos (para eu poder fazer uma reprodução e colocar os números (?) certos):

IMG_8945.jpg

A alteração que fiz foi muito simples. Além de ter colocado o part number mais recente (o outro foi descontinuado e substituído) acrescentei-lhe um pequeno logótipo da Lotus, o que lhe confere outra beleza. Bem sei que assim não fica original, mas já que fui eu que o fiz deixei-lhe um “cunho” pessoal:

DSC09284.jpg

Ao vivo está mais giro:

DSC09291.jpg

Com a caixa pronta era agora instalá-la no novo local, onde antigamente era o buraco por onde passava a cablagem. Para isso, o primeiro passo que dei foi colocar o suporte lateral, para servir de guia na instalação:

DSC09947.jpg

O suporte tem de levar por baixo uma linha de sikaflex e depois é rebitado e tem de se ter muita atenção, pois teremos de remover umas "bolas" de cola que foram colocadas na firewall. Na altura da vossa montagem perceberam logo de que se trata:

DSC09658.jpg

E neste caso também segui uma ligeira variante. Voltando um pouco atrás no tempo, quando desmontei a caixa, decidi deixar ficar um dos suportes laterais:

DSC09968-1.jpg

A razão é relativamente simples, é que quando se tiram estas peças, fica uma marca enorme preta de cola que não dá para tirar, a acrescentar a esse facto, no meu caso havia alguma corrosão por baixo, pelo que assim: “longe da vista, longe do coração”. Já o suporte lateral que tirei, e que é agora reaproveitado, não há problema com a tal marca preta, visto que irá ficar totalmente escondida mais à frente, com a caixa do ar.

Por isso, tive de comprar um novo suporte lateral. Suporte lateral B111J0034F – 40.66€ na Sj Sports Cars:

DSC09540.jpg

Seguindo então em frente, coloquei então a caixa na sua posição final:

DSC09949.jpg

Coloquei uma linha de sikaflex na base do novo suporte:

DSC09957.jpg

DSC09958-1.jpg

E coloquei-o no sitio:

DSC09961-1.jpg

Já pronto:

DSC09962-1.jpg

Com a caixa metida, o fusível que andava por ali solto já pôde ser colocado no seu suporte:

DSC09964-1.jpg

Agora faltavam os trabalhos da caixa dos pedais na parte interior do carro. Já estava quase!!! :)

A peça que falta é instalar é a placa de comando da caixa do acelerador, onde fiz um ligeiro upgrade:

DSC08833.jpg

O upgrade feito foi colocar uma haste, com um rolamento central que é muito melhor que o sistema original, para além que o original já tinha algum desgaste e estava muito solto e com folgas.

Braço do acelerador – 28.25€ na Sj Sports Cars

DSC08822.jpg

Seguindo as instruções que a loja envia, a montagem é feita em minutos:

DSC08860.jpg

Antes era assim:

DSC08837.jpg

Só teria agora de montar no na nova posição e de fazer todas as ligações ao pedal do acelerador. A sua montagem é feita nos buracos já feitos:

DSC09973.jpg

Pronto a ser aparafusado no local:

DSC09975.jpg

E já instalado, onde se deverá então usar o tensor da mola de que já tinha falado mais atrás no post das peças:

DSC09978.jpg

Já agora, e porque a mola vai perdendo elasticidade ao longo do tempo, optei por colocar uma mola nova.

Mola do acelerador A075J6029Z – 2€ na Sj Sports Cars

DSC09035.jpg

E pronto, por hoje é tudo. :)

Um abraço,

Edited by migueldefender

Olá Miguel.

Excelente trabalho como sempre.

Começa a faltar pouco para acabar a conversão.

O conjunto pedaleiro é como diz - é uma pena ficar tão escondido.

Uma peça destas merecia ficar bem à vista pois a sua concepção e construção é fenomenal - só quem tem a oportunidade de ter o conjunto nas "mãos" é que consegue avaliar estas observações.

No meu caso troquei ambos os fulcros das bombas de embraiagem e de travões, que ainda eram os originais em aluminio - o funcionamento/acção destes pedais mudou 100%.

Também lixei e pintei de novo o topo do firewall, que apresentava o mesmo aspecto do Elise do Miguel e que, depois deste restauro, ficou como novo.

Parabéns também pelo autocolante - ficou impecável.

Continuação de bom trabalho e bom fim-de-semana.

Abraço.

Obrigado Albino. :) De facto falta muito pouco, se bem que actualmente a conversão está 100% concluída. Agora o que me está a atrasar o processo é a suspensão. Apesar de já ter comprar há duas semanas as shims para o castor, ainda não chegaram, ou seja, ainda não consegui montar os braços superiores da suspensão da frente, por consequência apenas tenho os braços inferiores e mais nada. Depois terei de ir para a suspensão de trás, que vai demorar, pois a empresa onde vou electrozincar fecha em Agosto. :(

Quanto ao topo do firewall, não gosto nada como está, mas também já está muito melhor em relação ao que estava antes. :) É pena nenhuma empresa ainda não se ter dedicado ao fabrico de peças de alumínio à medida e com os cortes certos para o Elise, pois assim podia pintar com POR-15 e colocar o novo revestimento por cima.

Um abraço,

Edited by migueldefender

Que grande restauro Miguel! Os meus parabéns. thumbup.gif

Pelas fotos não dá para perceber muito bem, mas o acabamento do POR15 não fica bem? Se aplicasses no firewall, achas que ficava muito mal?

Queria também aproveitar para perguntar se sentes alguma folga na caixa de direcção quick rack.

Depois de montar a minha, noto que existe uma pequena folga. Tenho alguma dificuldade em quantificar, mas o volante é capaz de rodar uns 2 a 3 mm, sem que os tirantes se mexam.

Com o carro parado nota-se mais, mas em andamento é imperceptível. Já não me recordo como era na caixa original, mas não me lembro de qualquer folga.

Já verifiquei os apertos dos cardans da coluna de direcção, por isso acredito que seja mesmo na caixa.

Viva Nuno, o POR-15 é uma excelente barreira anti-corrosão (já deves ter visto também os relatos no SELOC), mas tem um grande problema, pelo menos na opção aluminium, é que não é nada homogéneo quando seco em termos de distribuição de cor. Cheguei de facto a ponderar pintar toda a aquela secção com POR-15 mas depois de ter visto como o chão ficou depois de seco desisti da ideia.

Para teres uma ideia, houve uma pequena secção que tive de passar com POR-15, pois estava já muito degradado e não ficou homogéneo. Felizmente naquele caso, e já foi propositado, aquela pequena secção fica totalmente coberta com a tomada de ventilação :

DSC09961-1.jpg

Há um tipo no UK/SELOC que pintou todo o chassis com POR-15 da mesma cor, e sinceramente aquilo ficou uma "nojeira", há situações onde mais vale a pena ficar como está.

A outra opção foi pintar com POR-15 e depois por cima passar com um spray cor de alumínio, que julgo que será o que o Albino fez. Pode ser que mais tarde me debruce novamente sobre o assunto, pois pelo que estou a ver apenas terei o Elise a 100% e ao meu gosto num prazo de 2 ou 3 anos, será um trabalho contínuo, pelo que mais tarde pode ser que arranje solução para a firewall.

Em relação à caixa de direcção, é uma coisa que ainda não te posso responder. Finalmente recebi hoje da Sj os shims do castor, pelo que apenas hoje vou montar os braços superiores da suspensão e todo o resto da suspensão. Não hoje, mas julgo que amanhã já te posso dizer se também tenho folga (2-3cm é uma folga gigante!!!), mas uma coisa é certa, com o antigo não tinha qualquer folga. Tinha barulhos que também eram da caixa mas folga não tinha.

Uma forma de veres se é dos cardans, é deitares-te dentro do carro e uma segunda pessoa (ou até mesmo tu) mexer no volante. Se o eixo da caixa de direcção não se mover é porque é dos cardans, se se mover então é mesmo da caixa.

Um abraço,

(...) mas o volante é capaz de rodar uns 2 a 3 mm, sem que os tirantes se mexam. (..)

Miguel,

Permite-me que faça referência ao que o Nuno diz... é 2/3 mm não cm's.

Isso só nos LandRover's serie I :thumbsup:

• Create New...