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Lotus em Le Mans 2011


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LE MANS 2011

Pretendo relatar aqui a participação da Lotus nas 24 Horas de Le Mans de 2011, que decorre durante toda a próxima semana e culmina no fim-de-semana de 11-12 de Junho.

Para quem desconhece o que são as 24 Heurs Le Mans, trata-se simplesmente do maior evento mundial do desportivo automóvel de quatro rodas.

Não existe absolutamente nada no mundo que se lhe equipare.

Dentro e, principalmente, fora da pista.

O único desafio motorizado que a transcende creio ser o TT da Ilha de Man.

Os miudos correm na F1 mas os homens com H grande disputam Le Mans, com toda a mistica que a prova envolve.

Com alguma pena minha este ano não irei ver a prova in loco pois já estou farto de ver os gasóleo a ganharem a prova.

Mas vamos ao que interessa.

Pois é, a Lotus vai participar na edição deste ano através da Lotus JetAlliance, com dois Lotus Evora LM-GTE, na categoria LM GTE-Pro (18 carros), com a seguinte lista oficial de inscritos:

Hankook (Ferrari F458) : Farnbacher

Team Felbermayr-Proton (Porsche 997 GT3-RSR) : Luhr

Team Felbermayr-Proton (Porsche 997 GT3-RSR) : Lieb

Flying Lizard (Porsche 997 GT3-RSR) : Bergmeister

Jota Sport (Aston Martin Vanatge) : Hankock

IMSA Performance-Matmut (Porsche 997 GT3-RSR) : Narac

ProSpeed Competition (Porsche 997 GT3-RSR) : Goossens

Corvette Racing (Corvette C6.R) : Gavin

Corvette Racing (Corvette C6.R) : Beretta

AF Corse (Ferrari F458) : Kaufmann

JMW Motorsport (Ferrari F458): Bell

Lotus Jetalliance (Lotus Evora): Lichtner-Hoyer

Lotus Jetalliance (Lotus Evora) : Eckert

Luxury Racing (Ferrari F458) : Ortelli

Luxury Racing (Ferrari F458) : Beltoise

BMW Motorsport (BMW M3) : Priaulx

BMW Motorsport (BMW M3) : Farfus

AF Corse (Ferrari F458) : Fisichella

Por aqui se vê que a concorrência na categoria GTE Pro não podia ser mais forte.

A Lotus vai medir forças em La Sarthe com a melhor concorrência mundial e, no fundo, com os seus opositores directos de mercado, nas palavras do CEO - Mr Bahar.

A Lotus não podia ter escolhido um melhor ano para regressar a Le Mans.

Se tudo correr bem estou convencido que muitos destes opositores irão levar um banho.

O único senão dos Evora LM-GTE será a sua juventude e a falta de experiência na prova.

A ver vamos.

PS - Em matéria Lusa vamos também acompanhar a participação da equipa Quifel ASM Team (Zytek) - Miguel Pais do Amaral.

Afinal não é todos os anos que temos uma equipa portuguesa a participar na categoria LMP1 em Le Mans.

E muito menos com os resultados que tem obtido nas últimas edições.

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Espectacular tam em será a corrida dos historicos antes da corrida dos carros maid modernos. Participsm sempre albums Lotus com muito sucesso

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Olá João.

Na semana das 24 Horas de Le Mans tudo é em grande.

A prova e o circuito das 24 Horas é uma coisa fora do normal - participar já é bom, mas ganhar é de um prestígio e retorno publicitário único.

Os perto de 300 mil espectadores/ano, a grande maioria ingleses, são do melhor, fazendo-se deslocar para a prova nos seus Lotus, Aston Martin, Jaguar, TVR, Caterham, Atom, Radical, Bentley, RR, Triumph, Porsche, etc, etc.

De tudo se vê um pouco mas em números verdadeiramente industriais.

Mas o melhor são os clássicos e os ex-participantes de edições anteriores, que preenchem as corridas históricas de sábado de manhã e o desfile de pilotos de sexta-feira à tarde no centro da cidade.

Nessa altura fica-se sem palavras a olhar a quantidade de €€€€€€€€€€ é pedigre que passa em frente aos nossos olhos.

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Nice! Há fotos do interior do carro?

Lista de participantes na 'support race' com os históricos. A Lotus muito bem representada com Elevens e Elites (e um 26R): http://motorracinglegends.com/myfiles/LML%202011%20Entry%20List%20v2.pdf

Edited by joaovc
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Bom dia a todos.

Depois das primeiras horas oficiais de treinos de qualificação, realizadas ontem, quarta-feira, os Lotus Evora GTE Pro estão abaixo em matéria de tempos e de classificação no grupo GTE Pro - 15º e 17º na categoria.

O melhor Evora está a 9 segundos do primeiro da categoria - BMW M3.

Os tempos podem ser vistos aqui:

http://www.lemans.org/wpphpFichiers/1/1/ressources/Pdf/2011/24heures_du_mans/results/2011_24_heures_du_mans_qualifying_practice_1_results.pdf

Vamos ver hoje, segundo dia de treinos, se os tempos melhoram.

Não será fácil pois as previsões meteriológicas ameaçam chuva para quinta-feira, facto que, a acontecer, não irá alterar os cronos feitos ontem.

Naturalmente que à equipa interessará essencialmente rodar e afinar os carros para o dia da prova, pois não tem nada a provar a niguêm nesta sua primeira participação.

Interessa-lhes mais afinar convenientemente os carros e procurar estabelecer o melhor ritmo de corrida.

Se assim for, se estiverem apenas a afinar os carros para a corrida, eliminando possíveis erros e contratempos, a participação na edição de 2011 eventualmente irá correr bem, se a sorte ajudar, que nestas coisas é fundamental.

Nove segundos de diferença de tempo de qualificação para ritmo de corrida durante a prova não representam absolutamente nada.

Por outro lado, é minha opinião que a oposição a ter em conta pelos Evora será a dos Corvette C6 ZR1, Porsche 911 RSR (997) e eventualmente um ou outro carro italiano, pelos anos de experiência, desenvolvimento e fiabilidade que levam sobre os Lotus.

A ver vamos.

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Bom dia.

Após as últimas horas oficiais de treinos de qualificação, realizadas ontem, quinta-feira, os Lotus Evora GTE Pro continuam em posições pouco animadoras em matéria de tempos e de classificação no grupo GTE Pro - 17º e 18º na categoria (as últimas posições por sinal, na categoria e a penultima e última posições à geral - 54ª e 56ª posições).

O melhor Evora fica-se a 10 segundos do primeiro da categoria, que continua a ser o BMW M3.

Os tempos podem ser vistos aqui:

http://www.lemans.org/wpphpFichiers/1/1/ressources/Pdf/2011/24heures_du_mans/results/2011_24_heures_du_mans_qualifying_practice_3_results.pdf

São registos pouco animadores

As piores previsões meteriológicas não se verificaram e as quatro horas de qualificação acabaram por decorrer em pista seca.

A equipa terá o dia de hoje, sexta-feira, para afinar convenientemente os Evora e eventualmente rectificar quaisquer erros que subsistam.

Continuo a dizer que se os Evora forem fiáveis durante as 24 horas da prova nada está perdido e as boas classificações podem então surgir.

Em Le Mans não basta ser rápido - essencial mesmo é não perder tempo nas boxes e quanto mais fiável for um carro melhor.

Perder uma hora em assistências imprevistas durante a prova não é difícil e esse tempo representa muitas voltas.

Para os menos avisados, a semana das 24 Horas de Le Mans começaram no Domingo, Segunda e Terça-Feira, com as "pesagens" (verificações técnicas) no centro da cidade, Quarta-Feira com dois períodos de treinos de qualificação, das 18-20 horas e das 22-24 horas, Quinta-Feira com dois períodos de treinos de qualificação, das 18-20 horas e das 22-24 horas, Sexta-Feira, dia de descanso, com acesso livre dos espectadores à linha de boxes durante todo o dia e desfile de pilotos à tarde no centro da cidade, Sábado com a realização de várias provas promocionais e históricas, em horário pré-prova principal para então às 16 horas se dar a partida da prova das 24 Horas (lançada), que termina às 16 horas de Domingo.

É uma semana bem preenchida e recheada de coisas para ver, tocar e sentir.

Com já disse atrás, o parque automóvel que os espectadores, maioritariamente ingleses, levam para assistir à prova é do melhor - torna-se um espectáculo dentro de todo este evento.

Do melhor.

Quanto a mais notícias agora só durante a prova, no fim-de-semana.

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Boa noite a todos.

Passadas que são quase 12 horas de prova, a edição deste ano das 24 Horas está a mostrar-se muito acidentada.

Depois do abandono prematuro da formação Lusa em LMP1, liderada por Miguel Pais do Amaral, depois da eliminação das duas melhores formações da Audi LMP1, por essas autênticas chicanes móveis (???) que são os Ferraris, os Lotus Evora lá vão prosseguindo a prova sem precalços de maior, embora uma das unidades já tenha perdido bastante tempo nas boxes.

Á geral resta ainda o terceiro Audi oficial que nesta fase comanda a prova perseguido por uma legião de Leões, que estarão a dar tudo por tudo para desgartar o lider.

A cetegoria GTE Pro está a ser liderada a meio da prova pelo Corvette C6Z n.º 74, estando o melhor Evora, n.º 65, na posição 12, a 7 voltas do lider, ao passo que o Evora n.º 64 ocupa a posição 16, a 30 voltas do lider.

Não está mal para uma formação que decidiu participar em Le Mans há menos de seis meses.

Falta decorrer a restante madrugada de Domingo, que normalmente trás muitos problemas mecânicos e mais abandonos.

De manhã vamos procurar dar mais desenvolvimentos e novidades.

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Olá a todos.

Terminada a edição das 24 Horas de Le Mans de 2011 a Audi acabou por ganhar a prova, levando a melhor sobre a Peugeot, apesar de ter lutado contra a marca francesa com uma das três unidades que inscreveu na corrida.

Foi melhor assim pois, com o feitio que a Sr.ª Merkl tem de certeza que iria levantar um incidente diplomático muito feio contra a Itália e os carros de Maranelo, que em duas manobras eliminaram igual número de Audis oficiais.

No entanto, para quem assistiu ao vivo à prova, deve ter sido uma corrida memorável, com a Audi e a Peugeot a disputarem o primeiro lugar em ritmo de sprint de principio ao fim, terminando separados por poucos segundos - numa prova de 24 horas é obra e não acontece todos os anos.

Tanto que a organização acabou por alterar o procedimento de fim de corrida, dando a bandeirada no termo do tempo e só então os carros realizaram a prova de consagração, facto que costuma acontecer na última volta antes do termo das 24 horas.

De qualquer modo, as chicanes móveis desta edição (os carros de Maranelo) de certeza que irão fazer correr muita tinta.

Quanto aos dois Lotus Evora apesar da desistência de uma das unidades, o segundo carro da equipa acabou por concluir a prova em 7º lugar da categoria GTE Pro, embora revelando os naturais problemas de juventude do carro e da formação.

Como havia previsto, a cetegoria GTE Pro acabou por ser ganha pelo Corvette C6Z, que levou a melhor sobre o único sobrevivente do exército italiano que constituia quase metade dos inscritos nesta categoria, facto que acaba por dar mais valor ao desempenho dos Lotus Evora.

E posto isto pouco mais há a acrescentar, para além do que se irá ler na imprensa da especialidade.

A não ser que para o ano cá estaremos outra vez, pois claro.

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Com uma vantagem de 13,854 segundos sobre o segundo classificado.

É obra.

O pessoal da Peugeot deve estar :wallbash:

Perder umas 24 Horas de Le Mans por 13 segundos é muito forte.

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Evora NA

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