free hit
counters
Mudar a correia de distribuíção K-Series Non-VVC - Topics - The Lotus Forums Jump to content

Mudar a correia de distribuíção K-Series Non-VVC

Recommended Posts

Queria alguns conselhos sobre a possibilidade de mudar a correia de distribuíção seguindo o metodo DIY. O meu Elise é um K-Series non-VVC com Automatic Tensioner.

Já vi alguns step-by-step e mesmo um video sobre a mudança, sendo que este era feito com o motor fora. Estava a pensar tirar a clamshell traseira para facilitar a tarefa, pois o tempo que perca nesta operação vou ganhar adiante e sempre dá para fazer umas limpezas nesta zona.

Coisas que me preocupam:

• Como prender a cambota de forma a retirar a polia inferior?
  • Onde arranjar a ferramenta que prende as rodas dentadas das árvores de cames?
  • Descobrir as marcas de alinhamento?

Tenho acesso a uma chave dinamométrica por isso este ponto não me preocupa demasiado. Gostaria de ouvir as vossas opiniões e conselhos sobre este assunto.

Entretanto vou continuar à procura de documentação sobre o assunto

Obrigado desde já!

Rui Pedro Coelho

Upgrade today to remove Google ads and support TLF.
  • Replies 7
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Rui, se fosse a ti dava um saltinho pelo fórum MG-Rover, haverá muito pessoal habilitado para te responder da forma mais correcta, no entanto aqui vai a minha tentativa. :)

Quanto à peça que prende as pulleys dentadas, é esta (tenta ver onde está mais barato, pois os portes são exagerados):

http://cgi.ebay.co.uk/Lotus-Elise-Exige-K-Series-Cam-Locking-Tool-New-/300567362311?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item45fb35fb07

E quanto às marcas vê estes links:

http://www.bazr.co.uk/guides/k-series-timing.html

Um abraço,

Edit: Este é o mais barato que encontrei no eBay: http://cgi.ebay.co.uk/DRAPER-52306-CAM-LOCKING-TOOL-ROVER-K-16-ENGINES-/150560288790?pt=UK_Hand_Tools_Equipment&hash=item230e17b016

Edited by migueldefender

Olá Rui.

Trabalho interessante. É fácil e as pessoas fazem disso um quebra cabeças mas é apenas para poderem cobrar mais pelo trabalho.

Não tens de retirar a clam shell.

Retira os painéis do fundo de trás.

Retira a roda de trás direita e a respectiva embaladeira.

Retira a tampa da caixa da correia. Cuidado para não deixares cair os parafusos quando os desmontares. Retira a tampa de plástico que esta abaixo dessa (é a que tapa a bomba de água e te dáacesso à polia da cambota.

Tens um parafuso da polia da cambota que tem 200Nm pelo que precisas de uma chave dinamómetro como deve ser. Para bloqueares a cambota colocas uma chave de parafuso no volante motor, tens acesso por baixo. A chave de caixa que tens de usar para remover o parafuso tem de ser rebaixada senão não entra, já que bate no chassis. Agarras na chave de caixa e cortas com uma rebarbadora uns milímetros para entrar.

Para bloqueares as polias da árvore de cames usas uma ferramenta que podes comprar no ebay ou que te posso emprestar :)

Usa o manual para saberes os binários de aperto dos parafusos e para saberes quais as marcas que teens de garantir que estejam no sítio de forma a que o motor esteja comandado.

Qualquer dúvida durante o processo liga-me.

1 abraço

Um acrescento, as marcas estão nas polias da cabeça. São dois entalhes que têm de ficar virados um para o outro.

Ao mesmo tempo tens de garantir que a marca da polia da cambota bate certo com umas marcas que estão no bloco. Não é difícil já que são as únicas marcas que lá estão.

1 abraço

Boas Miguel e João,

Já tinha visto o filme e por isso pensei que o poderia fazer com alguns conselhos valiosos como os vossos.

Algumas dúvidas:

Para bloqueares a cambota colocas uma chave de parafuso no volante motor, tens acesso por baixo

João, não deve ser fácil explicares sem imagens mas confesso que não percebi totalmente como o fazer. Sei que tenho de simular a ferramenta que agarra ao bloco e que tem um entalhe que entra num dos dentes da flywheel mas esta da chave de parafusos baralhou-me. Imagino que tenha de ser algo robusto visto que vamos actuar no parafuso directamente ligado à cambota para libertar a polia inferior

Quanto à chave de caixa imagino que o conjunto bit+extensão+chave dinamometrica vá bater em qualquer lado mas isso penso que resolvo no próprio sitio pois não deve ser fácil à distância perceber que ferramenta vou usar

Obrigado!

Rui Pedro Coelho

Olá Rui.

Para bloqueares o o volante motor espreita debaixo do carro e vais poder ver uma pequena abertura do lado esquerdo do motor, onde se vêem os dentes do volante motor. Colocas uma chave de parafusos aí e empurras com força. Não tenhas problemas que não estragas nada. Com uma mão agarras na chave de parafusos, com a outra retiras o parafuso da polia. Opção: pedes a alguém para te ajudar e assim um agarra na chave de parafusos e o outro usa a chave dinamómetro.

1 abraço

Olá a todos.

Este tipo de trabalhos não deve meter medo a ninguêm.

Realmente é mais fácil do que parece à primeira vista, conforme já foi dito pelo João e pelo Miguel.

Se o trabalho for feito por duas pessoas torna-se mais fácil, em especial na parte em que é necessário bloquear a cambota e desapertar o parafuso da polia.

Aos conselhos atrás descritos acrescento também que vai ser necessário desapertar o apoio de motor direito para que as correias velha/nova possam sair/entrar (a correia de distribuição na sua posição natural envolve o suporte do apoio de motor direito).

Para esse efeito, o melhor será colocar um macaco debaixo do motor, para segurar o seu peso e mais tarde voltar a colocá-lo no sitio certo, quando chegar a hora de reapertar tudo de novo.

Uma vez o motor suspenso no tal macaco até pode ajudar nas operações, descendo o motor da sua posição natural, para facilitar a colocação da ferramenta necessária para desapertar o parafuso da polia da cambota (atenção ao tubo de escape e ao tubo filtro de ar - colector de admissão).

Abraço.

• Create New...