free hit
counters
Lotus Europa S - Topics - The Lotus Forums Jump to content

Lotus Europa S

Recommended Posts

Olá a todos apesar de só terem sido vendidos 2 lotus europa s em Portugal através da lotus venho relatar a aventura que é efectuar a troca de um filtro de ar neste modelo.

Finalmente ganhei coragem e aventurei me a ver o estado em que o meu filtro de ar estava.

Foram necessárias quase 2 horas para o conseguir retirar e passo a explicar o porque...

1 tive de retirar o tubo de refrigeraçao de ar para o inter-cooler

2 a cave de de roda e jante teve de sair para aliviar a caixa por baixo

3 tive de retirar a jante para aceder a essa patilha de abertura

4 tive de montar jante para entrar na mala para forçar patilha

5 tive de retirar novamente jante para retirar o filtro e caixa que só sai sem o pneu no local

Ofiltro com 16000 mil kilometros estava todo todo sujo e carregado de areia mas felizmento deu para ver que para a admissão não passou sujidade.

Andava era com certeza com muito pouco ar na admissão o que tambem ajuda a subir as temperaturas

Resumindo aproveitei para fazer o que sempre pensei o filtro de origem nao entra lá mais e vou meter um da BMC filtro para o qual nos evolution em banco de potencia dao ganhos de 10 hp e no meu caso da maneira que a minha caixa de ar está feita acredito mesmo nesses ganhos.

Agora só resta saber se o representante que fica em aveiro tem isso em stock ou se vou ter de esperar....até lá fica parado

Um abraço

Upgrade today to remove Google ads and support TLF.
  • Replies 17
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

É normal num carro em que a montagem e o packaging estão longe de serem os standard da industria automóvel, ser um pouco difícil trocar componentes por mais básicos que sejam

É o preço a pagar pela performance do carro

Já agora quando puder umas fotos do seu Lotus ficavam bem aqui para dar um pouco mais de cor :innocent:

Já agora é o preto xx-HV-xx ou o cinza/celeste xx-DC-xx?

Boas a todos tenho optimas notícias o carro ficou simplesmente alucinante!!!!!!

As melhorias foram enormes a todos os níveis, quando a temperatura ambiente estiver mais baixa vou efectuar uma nova medição no banco de potência pois da primeira vez o ensaio foi feito de inverno, depois público aqui os resultados.

Um abraço

Sim Miguel o som ficou alucinante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estou ansioso por instalar o de-cat e aí vai ficar mesmo um terror..... após isto possivelmente vou colocar a suspensão da Nitron regulável mas isso deve ser só no proximo ano ronda as 1500 libras

Edited by ricky901

Viva ricky901,

Não pude deixar de reparar no teu topico, uma vez que o meu motor se não me engano é igual ao teu. Fizeste estas alterações na tecnauto em aveiro ?

Um abraço

Viva Bruno todo bem?

Sim o motor é o mesmo ( z20let vx220 ) com uma ligeira diferença na programação, quanto as alteraçoes na centralina o upgrade foi feito pela Lotus, o escape miltek já trazia quando o comprei mas sei que o representante é a tecnauto mas se quiseres podes comprar atraves do ebay e quanto ao filtro de ar foi uma experiencia que fiz e resultou muito bem porque apos o upgrade da centralina tinha falhas no regime das 4200 rpm e o que estava a originar isso era falta de ar.

Quanto a tecnauto se optares por eles estas bem entregue costumo fazer la as mediçoes no banco de potencia e sei que houve um speedster alterado por eles, por isso já sabem o que estão a fazer

Se precisares de ajuda estas a vontade

Um abraço e parabéns pelo carro

Viva ricky901 está tudo e contigo ? :)

Obrigado, essa informação é importante, ando a procura de um orçamento "ideal", isto resume-se a ver potência/euro combinando também a hipótesse que mantem o motor mais fiável, este ainda é o ponto mais importante. :) Então és daqui perto de aveiro não és ? Eu neste momento trabalho em aveiro e moro cá de semana( perto da tecnauto), e até tenho vindo de speedster pra o trabalho pk o meu carro a disel gripou lol.

O banco de potência deles é certo? Tipo imaginando o teu carro tem 200 cv de origem e no banco marca os 200 cv ou reduz/aumenta ?

A tua máquina tá a debitar quantos cv neste momento? :)

Parabens pelo carro, é um grande carro e ainda consegue ser mais exclusivo que o meu :) eheh

Um abraço

Olá ricky901,

O teu carro é fantástico e verdadeiramente exclusivo. Já acho o Speedster raro, quanto mais o Europa! Tirando os antigos, nunca vi nenhum ao vivo!

O meu Speedster era assistido na Tecnauto pelo anterior proprietário e penso que seja este que eles referem como alterado na Tecnauto.

Na altura ainda não era eu que tomava conta dele mas quando adquiri o carro fui informado das alterações e como elas foram realizadas pelo anterior dono.

Pelo que sei o carro fez a maior parte das alterações na Alemanha, no entanto houve problemas com o turbo em que notavam uma quebra na potência a determinados regimes.

Por essa razão deslocou-se a Portugal (à Tecnauto) um técnico da VMAX que realizou as alterações que o carro tem hoje. Ao que parece na Tecnauto andaram completamente à nora sem saber a origem do problema, mas depois desta experiência e sendo a Tecnauto...

Tenho que procurar os gráficos de potência. Mas pelo que me foi dito e com as alterações feitas devo ter pouco mais de 280cv. Ao que parece na altura em que fizeram testes, fazia falta um ventilador extra para o intercooler pelo que os valores medidos não eram exactos.

Só sei que os 280cv devem lá estar porque dos 0 aos 100 faz em 4 seg, as recuperações são de colar ao banco e a velocidade máxima... 120, tenho que ir a um track day para o testar mas na teoria deveria passar um pouco dos 270. Deve ser assustador :scared: com a distancia entre eixos que estes carros têm!

O meu está mais ou menos com as mesmas alterações deste:

http://www.youtube.com/watch?v=40_SOFylOWM

Eu nem sou fã de alterações e no inicio, preferia ter o carro original, mas depois de andar nele, só o soprar e "cuspir" do turbo.... faz lembrar os antigos grupo B de ralis, pelo menos na imaginação de quem vai a conduzir.

Quem quer saber de altas rotações quando se pode ter uma curva de binário quase vertical!

Sendo carros que partilham a maior parte dos orgãos mecânicos, penso que muitas das alterações feitas no Speedster também se aplicam ao Europa, tirando o escape em que pelo menos na saída é diferente.

Não digo que os Ingleses não tenham boas alterações, mas o motor é alemão e os tuners alemães não brincam em serviço. Se fores ao site deles, tens alterações até perto dos 600Cv e 700Nm, claro que é quase um motor novo, mas sem mexer no interior podes ir até perto dos 290Cv por um valor razoável e com boa fiabilidade.

Se te interessar, dá também uma olhadela nestes Klassen Motors

Só digo mais isto, estes carros são fenomenais, mas também podem ser fatais, muito cuidado! Não só por ti e pelos outros, mas também porque tens em mãos um brinquedo muito raro! ;)

Edited by FlyPT

Viva FlyPT,

Obrigado, assim já tenho outra prespectiva :) , 280 cv já era mesmo muito bom , estou a procura de um upgrade entre os 250cv e os 300cv, para não puxar muito o motor :) de qualquer forma dos componentes que instalaste apenas queria fugir ao turbo, a razão é muito simples, quando tiver que por um turbo queria por um mesmo grande, para nao tar a gastar € 2 vezes :) O video que mostraste já tinha visto também, anda muito bem mesmo, e ate sei de onte vem :) segue o link do site:

http://www.vx-performance.de/catalog/index.php?cPath=47_21

O stage que o speedster do video tem é o 3. Eu estava a pensar no 2.5 :) queria alguem quje soubesse montar este material, ou que arranja-se um upgrade equivalente, por exemplo se tiver problemas é chato ter de ir a alemanha.. Então tava a pensar se a tecnauto conseguiria resolver-me o problema sem se esticar mt nos preços xD

Quanto custa um escape miltek para o speedster turbo ?

Obrigado.

A klassen também tem bons upgrades mas é mais a base de CAms e o carro fica bastante rotativo, é capaz de começar a beber oleo :)

Qual o site que tem esses upgrades perto de 600 cv ?

Sim é verdade, é perciso ter cuidado nas estradas mais vale ir para um track day acelerar eheh :)

Um abraço

Um abraço

Olá Bruno,

Os 600 cv são na VMAX, vê este link.

Penso que já deves conhecer, mas deixo aqui alguns links uteis e com muita informação e experiência de outros Speedsters:

Forum Inglês do VX220.

Forum Alemão do Speedster.

Forum Suiço do Speedster.

História da alteração de um VX220 Turbo.

Forum Inglês do Z20LET.

Em relação ao escape, vê esta página no site da Miltek. Ao que parece existem dois representantes em Portugal.

Não quero fazer publicidade, e não sei se é permitido colocar no site, mas penso que na Tecnauto serás bem servido, pelo menos é o feedback do anterior proprietário e os carros que eles tratam metem respeito...

Como estou mais a sul, já pensei em recorrer à Lorenzini em Lisboa, mas ainda não conheço pessoalmente.

Cumprimentos,

Pedro Antunes

Viva pessoal.

Bruno segundo o que me foi dito por quem percebe do assunto a máquina deles é a mais aproximada do real é da Rotronics a unica desvantagem é que como só tenhem uma ventoinha nos nossos carros com intercoller de um lado e entrada de ar do outro não são as condiçoes ideais, o ideal seria uma ventoinha para a entrada de ar e outra para intercoller, no entanto o meu teste foi feito assim e na altura tinha a centralina de origem, filtro de ar de origem mas já tinha o escape miltek deu 226,1 HP as 5162rpm e 310 N.m as 5094rpm.

Ainda não fiz outro teste porque na proxima semana vou instalar o de-cat e ai sim como tão cedo não penso em fazer mais alteraçoes vou fazer novamente a medição.

Pedro obrigado pela informação partilhada e também considero o speedster um carro raro pois até hoje só vi um e ao longe nem tive o prazer de o poder apreciar...

Quando falas no ventilador extra sei exactamente o que queres dizer pois é realmente o ponto fraco destes carros penso que no teu o intercoller tambem esteja na lateral e nao seja muito grande. Segundo pesquisas que fiz de varios meses concluo que quem queira por estes brinquedos com mais de 300 hp tem obrigatóriamente que trocar o intercoller por um refrigirado a agua que é o que fazem na hoffmans em Inglaterra. O unico problema é que para o colocar no sítio fica muito caro porque tem de ser tudo desmontado.

Um dos packs que a hoffmans tem é a centralina, intercooler refrigerado a agua, um turbo hibrido, e bomba injectora o que faz com que fique com 350 hp. Se um dia optar por fazer alguma alteração vai ser mesmo esta, acho que não vale a pena estar a invertar mais. Quanto a ventoinha fiquei curioso já tinha pensado em aplicar lá uma...tens alguma montada?

UM abraço Ricardo Leal

Viva pessoal,

Obrigado Pedro, havia muitos que não conhecia, e a vmax ate tem bons preços para as potências mais baixas, o outro de 99 mil euros a partir dos 400 cv deve tar engando ? xD

Pedro/ Ricardo, em relação ao espace miltek é pena é nao haver para o speedster por causa da saida, mas um incremento de 26 cv realmente é mt bom para um escape. Para alem que deve melhorar o som :)

Para já tava a pensar em por um intercooler, admissão completa, remap ECU e escape ou turbo consoante preço/ganho de potência. Ao ver o post do Ricardo, não sei se não vale apena por já um desses intercooler refrigerados a agua, axo que também a uns refrigerados a oleo mas nao sei qual é melhor. Ricardo esse kit da hoffmans está para que preço ? (350 hp) tava a pensar gastar até 2500€ a partir dai é mais complicado :)

Pedro em relação é Tecnauto é verdade, já tive oportunidade de ver um EVO preto modificado por eles no estoril e metia mesmo respeito, penso que na altura estava com 750hp não consegui ver nada de origem no motor :) mas depois nas provas de arranque, fez 3 arranques e no quarto foi abaixo e não pegou mais, não sei o que se terá passado. :s

Um abraço Bruno Antunes

Olá,

Ricardo, não tenho nenhum ventilador no intercooler. Ele foi substituído por um de maiores dimensões e foi colocada uma grelha na cava da roda para ajudar na circulação de ar.

No Speedster, o acesso a esta zona é relativamente fácil, basta retirar a roda e depois remover o forro da cava da roda. Acho que é uma operação relativamente fácil de realizar. Já o fiz para verificar a bomba de água que é o cancro deste motorAtenção, acho, pois não fui eu que a fiz e não conheço o carro no estado original.

Bruno, acho que percebeste mal ou não fui claro, existe miltek para o Speedster e para o Europa, vê neste link.

Colocar intercoolers refrigerados a óleo ou água é para mim aumentar a probabilidade de ter problemas.

Acho que potências acima dos 300 nestes carros, só mesmo para track days. Pelo que percebi noutros forums o carro fica muito nervoso e torna a condução calma e suave quase impossível. As caras metades não vão gostar muito dos passeios...

Cumprimentos,

Pedro Antunes

Ola Pedro,

Sim + de 300hp pode ser um pouco demais. Estou a pensar ficar mais ou menos pela potência do teu, mesmo que seja um pouco abaixo já chega bem :D , do escape nao tinha percebido, sendo assim fica mais fácil, só perciso e saber quanto tenho de gastar € tenho de ver na tecnauto os preços que eles me fazem já com montagem espero nao ter problemas no turbo. se tiver la vou ter de trocar pelo escape. Neste momento é complicado por os 2 :) juntamente com o outro material

Obrigado.

Um Abraço

Boas vocês a "minar" o veiculo com aumentos de potência, e mesmo que seja da ordem dos 50/60cv, isso não vai acabar por acentuar o desgaste do automovel, transmissão, sistema de travagem, embraiagens, etc...

Edited by ocutefodo

Viva,

Nós sabesmos infelizmente é um dos pontos negativos, mas um upgrade para mim não passa só pelo motor. Se virmos no ponto de vista de desgaste um trackday não faz nada bem ao carro e o desgaste que sofre não é pouco, para ter o carro e não o usar mais vale velo no stand :D xD

Um abraço

• Create New...