free hit
counters
Lotus Elise com patilhas - Topics - The Lotus Forums Jump to content


Lotus Elise com patilhas


Recommended Posts

Parece que a Lotus quer abandonar a velhinha caixa manual e seguir a tendência do mercado para as caixas robotizadas

A meu ver é um passo atrás, acredito que a caixa auto seja mais rápida, mais eficiente, menos propícia a erros e etc, mas é matar o feeling da condução, ainda por cima num pequeno rocket destes, num Ferrari ou Lambo ainda se aceita porque tem de lidar com muita potência, mas em carros abaixo dos 250cvs não faz sentido

Link to post
Share on other sites

Upgrade today to remove Google ads and support TLF.
  • Replies 4
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Gostos pessoais de cada um não se discutem.

Contudo, a evolução dos tempos não perdoa e se há tecnologia que tem progredido a olhos vistos é a respeitante às caixas de velocidades.

Basta ver o que se passa ao nível das disciplinas desportivas de ralis, F1, monolugares, LM / FIA-GT, sem falar nas caixas sequenciais e/ou automáticas que equipam os desportivos mais representativos da indústria automóvel mundial para se concluir que os tempos são outros.

Repare-se, por exemplo, o que se passa com a indústria/desporto automóvel diesel (atenção que ainda não estamos aqui a discutir a adopção de um motor diesel nos Elises- mas já faltou mais).

A Lotus tem que acompanhar este progresso, porque é de verdadeiro progresso que se fala.

Até porque, infelizmente, as caixas dos Elises não devem grande coisa à velocidade de funcionamento.

Link to post
Share on other sites

A minha única experiência de condução com caixas de patilhas foi com um dos primeiros Mini Copper S, igualmente com "poucos" cavalos.

Gostei imenso da experiência e acho que não ficava atrás da cx manual em quase situação nenhuma.

Mas lá está, as caixas variam de fabricante para fabricante. Se for parecido com as dos Smart, então é esquecer! Vale mais as manuais.

Link to post
Share on other sites

Li algures que na nova gama, penso que so o novo elise terá uma opção entre manual e automática ( se bem que a fiabilidade da informação não é a melhor neste momento).

Sinceramente prefiro uma manual, contudo penso que se formos pensar no grande aumento de motor que os modelos novos irão ter, a opção de caixa robotizada poderá fazer alguma lógica na gestão de potência...

Link to post
Share on other sites



×
×
  • Create New...